Adicione o Javascript para Visualizar os Comentários.

A origem da Vina em #Curitiba



“Quero um cachorro quente com 2 vinas” – é assim que Curitibano pede um cachorro quente!

Vina é uma expressão muito utilizada em Curitiba e quer dizer salsicha. Muitos Curitibanos já pediram “Vina” em outras cidades/estados e não foram compreendidos. Mas por que salsicha é chamada de Vina em Curitiba? Chegou a hora de saber a origem dessa palavra Curitibana!

“Vina” em alemão quer dizer “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos nossos imigrantes alemães. Salsicha, na verdade, é “wurst”, o que formava Wienerwurst, ou seja, Salsicha de Viena. Os imigrantes de origem não germânica provaram o delicioso prato e tinham dificuldade em pronunciar a palavra wurst, então adotaram a palavra Vina como designando qualquer tipo de salsicha. Como em Curitiba há muitos imigrantes alemães, passou-se a utilizar a palavra Vina ao invés de salsicha. Embora com raízes bem definidas, esta tradição de chamar salsicha de Vina é tipicamente curitibana. Só em Curitiba é assim!




Sobre Nós

Situada ao lado Módulo Policial de Santa Felicidade, em Curitiba a Panetteria está aberta todos os dias do ano das 6:30 às 21:00h com pães, doces e salgados tradicionais e especiais, saindo a toda hora.