Adicione o Javascript para Visualizar os Comentários.

A História do Pão



Com origem que remonta à Antiguidade, a história do pão está repleta de curiosidades, como o fato de nosso conhecido pão francês não ter surgido na França.

A Origem do pão presente em todos os lares é motivo de polêmica. No entanto, de fato, não se sabe quando esse alimento começou a ser feito. Como era o pão de antigamente?

É estimado que o pão tenha surgido há 12 mil anos, na Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo. Os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e muitos amargos. Para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas.

O primeiro pão assado em forno de barro foi há 7000 a.C. no Egito, onde, mais tarde, descobriram o fermento. O pão chegou a Europa em 250 a.C., sendo preparado em padarias, mas, com a queda do Império Romano, esses estabelecimento fecharam e o pão teve de ser feito em casa. Somente a partir do século XII, a França começou a melhorar a produção desse alimento e, então no século XVII, o país se destacou como centro mundial de fabricação de pães.

No Brasil, o pão começou a ser popular no século XIX, apesar de ser conhecido desde os colonizadores. Os pães feitos no Brasil eram escuros, enquanto na França ele tinha miolo branco e casca dourada. O pão francês, que tanto é usado no Brasil, não tem muito a ver com os verdadeiros pães franceses, pois a receita desse pão no Brasil só surgiu no início do século XX e difere do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.




Sobre Nós

Situada ao lado Módulo Policial de Santa Felicidade, em Curitiba a Panetteria está aberta todos os dias do ano das 6:30 às 21:00h com pães, doces e salgados tradicionais e especiais, saindo a toda hora.